Estudo de Caso: Abordagens de Remediação Combinadas para Tratamento de CVOCs no Solo e Águas Subterrâneas - Escavação, MPE e ISCR.

Caso apresentado no Battelle´s Fifth International Symposium on Bioremediation and Sustainable Environmental Technologies in April 15-18, 2019, em Baltimore, Maryland.

As operações em uma antiga fábrica de fraldas localizada no estado de São Paulo (Brasil) resultaram em contaminação subsuperficial por Compostos Orgânicos Voláteis Clorados (CVOCs), principalmente Tetracloroetileno (PCE), Tricloroetileno (TCE), cis 1,2-Dicloroetileno (1,2- DCE) e Cloreto de Vinila (VC). Concentrações de PCE de até 54.000 ppb e uma área superficial de aproximadamente 10.760 pés2 com distribuição vertical que se estende até aproximadamente 108 ft bgs. A SGW empregou uma combinação de Escavação de Solo, Extração Multifásica (MPE), Redução Química In Situ (ISCR) e adicionalmente Extração de Vapor de Solo (SVE) para gerenciar a intrusão de vapores e permitir a utilização do espaço de trabalho. De setembro de 2017 a junho de 2018 a concentração de CVOCs totais nas águas subterrâneas foi reduzida de 31.200 para 500 ppb (> 98%) sem o acúmulo de catabólitos.

Remediação de CVOCs

Remediação de CVOCs

Remediação de CVOCs


Links relacionados:

Hydro e SGW apresentam resultados de estudo de avaliação ambiental independente da refinaria Alunorte.

Encerramento de Caso - Redução Química In Situ (ISCR) de Organoclorados em Condomínio Residencial.

Estudo de Caso - Remediação de área contaminada por organoclorados (PCE) e metais pesados (Chumbo).

Estudo de Caso - Remediação de Organoclorados por Barreiras Permeáveis Reativas.

Ensaio Piloto e Barreira Reativa – Redução Química In Situ (ISCR) de Organoclorados em Águas Subterrâneas.