Remediação de Áreas Contaminadas
Uma vez detectada a existência e caracterizados o tipo de contaminação, sua extensão, grau e natureza, as próximas ações a serem tomadas são as de Remediação Ambiental. A seleção correta das técnicas e tecnologias a serem aplicadas é crucial para o sucesso do projeto.
Para o design do Projeto de Remediação Ambiental, a SGW Services leva em consideração o tipo de contaminação, as condições hidrogeológicas e físico-químicas do local, a natureza da operação existente, instalações físicas, os bens ambientais a proteger, as metas de remediação estabelecidas e a viabilidade técnica e econômica do projeto.
A SGW Services foi a pioneira no Brasil a implementar com sucesso técnicas de remediação In Situ ultra rápidas (ISCO, ISCR) utilizando produtos remediadores específicos para cada tipo de contaminante, que não formam subprodutos de degradação. A empresa desenvolveu importantes projetos de remediação no Brasil e colaborou com laboratórios internacionais em estudos para adaptar os produtos às características do subsolo e clima brasileiros.
Isso garante a nossos clientes projetos preparados para o correto emprego de produtos remediadores, promovendo a remediação de compostos Orgânicos, Organoclorados, Pesticidas, Metais Pesados e Hidrocarbonetos em uma fração do tempo que outras técnicas levam para apresentar resultados. Em alguns casos, remedições altamente complexas foram comprovadas em menos de um ano.
A SGW Services possui ampla experiência na aplicação de todas as técnicas de remediação ambiental disponíveis atualmente. De acordo com as características de cada caso, podem ser aplicadas uma ou mais técnicas de remediação ou uma combinação delas:
- Bombeamento e Tratamento (Pump & Treat)
- Extração Multifásica (MPE)
- Recuperação de Fase Livre
- Atenuação Natural Monitorada
- Remoção e Destinação de Solos e Resíduos;
- Extração de Vapores do Solo (SVE)
- Air Sparging
- Oxidação Química In-Situ (ISCO)
- Redução Química In-Situ (ISCR)
- Barreiras Hidráulicas
- Barreiras Físicas
- Barreiras Reativas
- Biorremediação
- Cobertura de Resíduos
- Biosparging
- Bioventing
- Declorinação Redutiva
- Encapsulamento Geotécnico
- Lavagem de Solos
- Imobilização de Metais Pesados
- Fitorremediação
A SGW Services conta com equipe especializada e com vasta experiência em projetos de remediação para a construção, implantação, operação e manutenção dos sistemas, o que garante o cumprimento das metas e resultados com alta eficiência.
Em todos os projetos, independente de tamanho e complexidade, são considerados os aspectos econômicos, técnicos, ambientais, legais e sociais e a visão de sustentabilidade, sem o comprometimento da capacidade produtiva e crescimento econômico. Essas premissas em conjunto com o grande índice de sucesso no alcance dos objetivos estabelecidos tornaram a SGW Services uma referência em qualidade para clientes, colaboradores e agências ambientais de todo o país.
Monitoramento Ambiental
Ao longo de todo o processo de Remediação Ambiental, independente das técnicas aplicadas, é necessário o monitoramento dos parâmetros físico-químicos do solo, água subterrânea e superficial do local.
O Monitoramento Ambiental é realizado por meio de coleta de amostras de materiais como solo, resíduo, ar ambiente, águas subterrâneas e superficiais, produtos em fase livre, material sensível ou bio-indicador do local e produtos da remediação. Os resultados obtidos têm o objetivo de indicar e quantificar a presença de contaminantes, atestar a eficiência e performance do sistema de remediação implantado e a diminuição ou não das concentrações persistentes.
Uma vez atingidas as metas de remediação (CMAs ou SSTL), é necessário um ciclo de monitoramentos representativo para que possa existir a certeza de que o local está remediado e o processo possa ser encerrado junto ao órgão ambiental.
A SGW Services é qualificada para coletar essas amostras de acordo com as normas técnicas vigentes, o que garante a confiabilidade dos resultados das análises físico-químicas realizadas por laboratórios especializados e acreditados nos órgãos competentes, assim como analisar os resultados e reportar eventuais medidas ambientais necessárias ou recomendar o encerramento do caso.
Links relacionados:
Encerramento de Caso - Redução Química In Situ (ISCR) de Organoclorados em Condomínio Residencial.
Estudo de Caso - Remediação de Organoclorados por Barreiras Permeáveis Reativas.