0222SGW apresenta 9 projetos de investigação e remediação de solventes clorados e metais na 2022 Chlorinated Conference do Battelle.
A SGW estará mais uma vez presente no maior congresso de remediação do Mundo na "Twelfth International Conference on Remediation of Chlorinated and Recalcitrant Compounds", promovido pelo Battelle Institute em Palm Springs - California. Embora seja um costume a apresentação dos nossos casos, este ano estaremos expondo nada menos que 8 projetos de sucesso relacionados a remediação de solventes clorados e metais realizados no Brasil.
Saiba mais0122Remediação de Sites Contaminados - Evitando Problemas com Metano.
Agentes Biorremediadores tradicionais podem gerar emissões inseguras de Metano além de reduzir a eficiência da remediação. Descubra como reduzir riscos e melhorar a eficiência dos processos de remediação!
Saiba mais1121Comissão aprova marco legal de gerenciamento de áreas contaminadas no País.
Texto aprovado cria um cadastro nacional e detalha as regras para o gerenciamento de uma área com suspeita de contaminação ou contaminada.
Saiba mais1121INPI emite patente no Brasil para o reagente ISCO Provect-OX.
O produto, desenvolvido pela Provectus Environmental Products, Inc. dos EUA, é uma tecnologia de oxidação química in situ (ISCO) + biorremediação de auto ativação aprimorada que combina persulfato com ferro em um único pacote pré-misturado.
Saiba mais1021Alesp aprova novos prazos para eliminação de PCBs.
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em sessão extraordinária, a adequação do prazo estadual de eliminação dos chamados PCBs (bifenilas policloradas).
Saiba mais0821A SGW Services é a única empresa de consultoria a realizar o licenciamento ambiental de dois empreendimentos de recuperação de energia a partir de resíduos sólidos urbanos junto à CETESB.
Depois da URE Barueri, a primeira a obter a licença ambiental no estado de São Paulo, acaba de ser aprovado junto ao CONSEMA, o EIA RIMA da URE Valoriza Santos que irá recuperar a energia do lixo da Baixada Santista.
Saiba mais0419A SGW apresenta projetos de remediação bem-sucedidos no Simpósio de Biorremediação do Battelle 2019.
Desde 2007 a SGW vem utilizando ISCR para remediação de contaminações por Solventes Clorados e Metais Pesados em mais de 25 grandes projetos de sucesso no Brasil. Com toda a experiencia adiquirida nestes mais de dez anos, a SGW participou ativamente das ultimas nove edições dos eventos promovidos pelo Battelle voltados para as tecnologias de gerenciamento de áreas contaminadas.
Saiba mais0616SGW apresenta trabalhos realizados no Brasil na Chlorinated Conference 2018 do Battelle.
Mais uma vez projetos realizados pela SGW no Brasil foram selecionados para apresentação na conferência internacional mais importante para o desenvolvimento de tecnologias para gerenciamento de áreas contaminadas, apresentando soluções inovadoras desenvolvidas e voltadas para as condições ambientais e econômicas do Brasil.
Saiba mais0418Nota à imprensa.
Esclarecimento sobre a acreditação junto ao órgão acreditador do Inmetro, a CGCRE (coordenadoria legal de acreditação do Inmetro) para a realização de amostragem (coleta de amostras) de água superficial, água subterrânea e efluentes.
Saiba mais0418Hydro e SGW apresentam resultados de estudo de avaliação ambiental independente da refinaria Alunorte.
A Hydro acionou a SGW para realizar uma avaliação independente do tratamento de água e do sistema de gerenciamento de efluentes na refinaria de alumina Alunorte, em Barcarena, PA no norte do Brasil.
Saiba mais0917CETESB inicia a convocação de empresas localizadas nas regiões da Barra Funda, Mooca, Chácara Santo Antônio e Jurubatuba para apresentação de avaliação da situação ambiental.
A CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, em cumprimento à SMA 11 de 08/02/2017, iniciou as convocações para a identificação de áreas contaminadas nas regiões consideradas prioritárias - Barra Funda, Mooca, Chácara Santo Antônio e Jurubatuba.
Saiba mais0517SGW apresenta a profissão de Engenheiro Ambiental para estudante no programa "Como Será?" da Rede Globo.
Referência em consultoria ambiental no Brasil, a SGW foi escolhida para representar as atividades profissionais de engenharia ambiental em quadro do programa Como Será? da Rede Globo.
Saiba mais0417SGW Services: Remediação eficiente e de acordo com a nova Decisão de Diretoria da CETESB DD N°38/2017/C.
Líder em P&D e transferência de tecnologia em remediação ambiental, a SGW Services é a consultoria ambiental brasileira maior número de produtos e agentes remediadores homologados e aprovados pelo IBAMA, destinados a remediação in situ de solos, sedimentos e água subterrânea.
Saiba mais0217CETESB publica novas regras e procedimentos para o gerenciamento de áreas contaminadas.
A CETESB, Agência Ambiental do Estado de São Paulo, publicou novas e importantes regras para o gerenciamento de áreas contaminadas, na sua Decisão de Diretoria no. 38/2017/C, de 7 de fevereiro de 2017, no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 10 de fevereiro de 2017.
Saiba mais0916Estudo de Caso: Oxidação Química (ISCO) com biorremediação ativada sem efeito rebound.
Remediação de pluma de contaminação por BTEX em tempo record, com a aplicação uma formulação especial de oxidante associado ao processo de biorremediação subsequente responsável pela manutenção do processo de atenuação sem efeito rebound.
Saiba mais0616Nova tecnologia para remediação de contaminações por PCBs.
A SGW Services obteve sucesso na remediação de solos contaminados por PCBs utilizando um método desenvolvido em parceria com a NASA, uma das maiores agencias de fomento à tecnologia e inovação do mundo.
Saiba mais0616SGW Services conquista acreditação na ABNT NBR ISO/IEC 17025 para amostragens de água subterrânea, superficial e efluentes.
A SGW é acreditada para amostragem de águas subterrâneas, águas superficiais e efluentes líquidos, em acordo com as exigências da Resolução SMA Nº 100, de 17 de outubro de 2013 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Saiba mais0516Battelle's 2016 Chlorinated Conference - SGW apresenta dois projetos executados no Brasil.
Desde 2009 a SGW Services tem participado e colaborado com o Battelle nas conferências internacionais mais importantes para o desenvolvimento de tecnologias para remediação de sites contaminados, apresentando projetos inovadores desenvolvidos e voltados para as condições ambientais do Brasil.
Saiba mais0615SGW Services recebe Prêmio de Melhor Fornecedor do Ano de 2014 da Dow Corning.
A SGW Services foi agraciada com o Prêmio de Melhor Fornecedor do Ano de 2014 pela Dow Corning do Brasil, líder global em silicones, tecnologia à base de silício e inovação.
Saiba mais0415SGW Services é convidada a apresentar dois projetos de remediação executados no Brasil no Battelle BioSymp 2015.
Dando continuidade à sua tradição de pesquisa e desenvolvimento para inovação tecnológica relacionada ao gerenciamento de áreas contaminadas, a SGW Services foi convidada a apresentar dois projetos de remediação executados no Brasil.
Saiba mais0415Estudo de caso – Remediação de área contaminada por organoclorados (PCE) e metais pesados (Chumbo).
As águas subterrâneas de uma planta industrial localizada no Rio de Janeiro estão impactadas por Chumbo (Pb) e por Tetracloroeteno (PCE). O objetivo era imobilizar in situ o Chumbo para limitar a migração da pluma nas águas subterrâneas e reduzir quimicamente o PCE. Remediação com tecnologia exclusiva da SGW permitiu atingir as metas no prazo de 3 meses.
Saiba mais0415SGW Services completa 10 anos de existência e comemora sua história de sucesso no mercado ambiental brasileiro.
Quando foi criada em 2005, a SGW Services tinha o objetivo de oferecer ao cenário ambiental brasileiro uma alternativa comprometida com a qualidade técnica, a ética e a sustentabilidade nas sensíveis questões relacionadas ao meio ambiente subterrâneo.
Saiba mais0214CETESB divulga atualização da lista de valores orientadores para solos e águas subterrâneas no Estado de São Paulo.
A CETESB publicou hoje a Decisão de Diretoria 045/2014/E/C/I, de 20 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre a aprovação dos Valores Orientadores para Solos e Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo – 2014, em substituição aos Valores Orientadores que eram válidos desde 2005.
Saiba mais0613Semana do Meio Ambiente: Governo de São Paulo assina Decreto que regulamenta gerenciamento de áreas contaminadas.
O decreto regulamenta a Lei nº 13.577, de 8 de julho de 2009, que trata da proteção da qualidade do solo contra alterações nocivas por contaminação, a definição de responsabilidades, a identificação e o cadastramento de áreas contaminadas e a remediação dessas áreas de forma a tornar seguros seus usos atual e futuro.
Saiba mais0313Palestra de Otávio Okano, presidente da CETESB, sobre gerenciamento de áreas contaminadas.
O engenheiro Otávio Okano, presidente da Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, ministra palestra onde fala sobre a importância do gerenciamento de áreas contaminadas e dá uma aula de como proceder para evitar erros e garantir a qualidade dos trabalhos ambientais colocando os projetos aos cuidados de consultorias idôneas e experientes.
Saiba mais0113SGW Services é convidada a apresentar projetos de remediação no Battelle 2013, maior simpósio ambiental do mundo.
Reafirmando sua posição de pioneirismo no cenário ambiental brasileiro, a SGW Services teve quatro projetos selecionados para apresentação no Second International Bioremediation and Sustainable Environmental Technologies Symposium, maior simpósio sobre tecnologias de biorremediação ambiental do mundo, organizado pelo Battelle Institute nos Estados Unidos.
Saiba mais1212CETESB aprova EIA/RIMA elaborado pela SGW Services para a implantação da primeira Usina de Recuperação de Energia (Waste-to-Energy) do Brasil.
A SGW Services elaborou o estudo ambiental (EIA / RIMA) para a implantação da primeira Usina de Recuperação de Energia - URE na América Latina, na cidade de Barueri, São Paulo, Brasil. No dia 12 de Dezembro de 2012, a CETESB, baseada nos relatórios elaborados pela SGW Services, emitiu parecer favorável à construção da Usina, considerando-a ambientalmente viável e emitiu a primeira licença do processo de licenciamento ambiental - Licença Prévia - para incineração de resíduos não aproveitados.
Saiba mais1112Sidney Aluani, diretor da SGW Services, media debate sobre emissões realizado pela A&WMA em parceria com a CETESB.
O geólogo Sidney Aluani, Diretor de Negócios da SGW Services e Presidente da A&WMA - Air and Waste Management Association - Seção Brasil, mediou o debate "Tecnologias para o controle de emissões NOx e VOC", realizado em parceria com a CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - em 26 de Novembro de 2012. O evento aconteceu no auditório da CETESB em São Paulo e reuniu técnicos de todo o mundo para discutir as metas para as emissões atmosféricas no Brasil.
Saiba mais0912SGW Services executa adequação ambiental do terreno que abrigará complexo imobiliário de R$ 4 bilhões em São Paulo.
A SGW Services está executando a adequação ambiental do terreno onde será erguido o Parque da Cidade, complexo imobiliário de R$ 4 bilhões composto por dez edifícios, sendo cinco torres corporativas, uma de escritórios, duas residências, um shopping e um hotel - localizado em um terreno de 80 mil m² na Marginal Pinheiros, em São Paulo.
Saiba mais.0912SGW Services ministra curso de Visual Sample Plan para profissionais e estudantes em parceria com a CETESB.
Com o intuito de auxiliar o desenvolvimento ambiental da sociedade paulista, a SGW Services disponibilizou seus profissionais para ministrarem aulas de Visual Sample Plan em cursos de especialização em gerenciamento de áreas contaminadas oferecidos pela agência ambiental do Estado de São Paulo - CETESB - e instituições de ensino superior, incentivando o contato dos profissionais da área com esta ferramenta e possibilitando a evolução das práticas de investigação ambiental no Brasil a uma nova etapa de desenvolvimento.
Saiba mais.0812Condomínios em Áreas Contaminadas – Um Problema ou uma Solução?
A recuperação para mudança de uso de terrenos contaminados é uma prática louvável e que deve ser incentivada. Os grandes centros urbanos têm apresentado alto índice de desindustrialização nas ultimas décadas, com migração dos parques fabris para o interior dos estados. Essa migração resulta em grandes terrenos vagos, geralmente em áreas bastante valorizadas das cidades, com infraestrutura consolidada e aptidão para abrigar novos empreendimentos. Com a escassez de espaço disponível, estas áreas são uma ótima oportunidade para o setor de construção civil e o mercado imobiliário.
Saiba mais0612SGW na Feira Internacional do Meio Ambiente (FIMA) na Colômbia.
SGW Services participa da Terceira Feira Internacional do Meio Ambiente (FIMA), na Colômbia, apresentando casos de Remediação Ambiental de sucesso no Brasil.
Saiba mais0512A SGW está em novo endereço.
A SGW mudou sua sede para a Rua Natingui, 690, na Vila Madalena, São Paulo para melhor acomodar a equipe e estrutura física da empresa. A escolha do local foi baseada em melhorias na disponibilidade de espaço físico, estrutura mais adequada à operação da empresa, na localização privilegiada para clientes, colaboradores e fornecedores, proximidade com a CETESB e facilidades de acesso.
Saiba mais1211Estudo de Caso - Remediação de Organoclorados por Redução Química em Condomínio Residencial.
A presença de contaminação por solventes clorados em um terreno onde haviam sido construídas seis torres residenciais impediu a ocupação dos imóveis pelos proprietários, colocando em risco todo o investimento dos envolvidos. Diante deste cenário, a SGW implementou medidas de remediação considerando o prazo dramático e a estrutura já construída, e em apenas oito meses o caso foi resolvido, permitindo a ocupação do condomnínio sem prejuízos para a saúde e os bens dos moradores.
Saiba mais0711SGW Services participa do Battelle 2011, maior simpósio sobre biorremediação do mundo.
A SGW marcou presença no International Symposium on Biorremediation and Sustainable Environmental Technologies, em Nevada, EUA. Foram apresentados quatro casos de sucesso desenvolvidos no Brasil com a aplicação de biotecnologia na remediação de sites contaminados por organoclorados, metais pesados e hodrocarbonetos.
Saiba mais1011Ensaio Piloto e Barreira Reativa – Redução Química In Situ (ISCR) de Organoclorados em Águas Subterrâneas.
Indústria de autopeças localizada na Grande São Paulo apresentava contaminação por solventes clorados em água subterrânea com altas concentrações. A área objeto do ensaio piloto apresentava contaminação por Tetracloroeteno, Tricloroeteno, Cis-1,2-Dicloroetano e Cloreto de Vinila. Com a necessidade de proteger as propriedades vizinhas, uma barreira reativa foi implementada, remediando a água subterrânea ao mesmo tempo que impedia a migração da pluma.
Saiba mais0911Estudo de Caso - Remediação de Organoclorados por Barreiras Reativas Permeáveis.
A água subterrânea de uma indústria em atividade no Estado de São Paulo encontrava-se impactada por solventes clorados. Existiam duas plumas distintas localizadas em área de difícil acesso. A SGW aplicou a técnica de Barreiras Reativas Permeáveis (PRBs), com a tecnologia de Redução Química In-Situ (ISCR) via injeção de um agente remediador no meio impactado. Em 120 dias, as concentrações foram reduzidas a níveis abaixo dos limites de detecção.
Saiba mais0509Ensaio de Bancada – Estabilização de Arsênio em Águas Subterrâneas via Redução Química In Situ (ISCR).
Em uma indústria Química, uma investigação confirmou contaminação por Arsênio na água subterrânea. A metodologia de para remediação proposta foi a imobilização e estabilização do Arsênio na forma de sulfetos, utilizando uma mistura remediadora que possui em sua formulação carbono orgânico, ferro zero-valente, sulfato e outros aditivos designados para o tratamento de metais dissolvidos, formando, em ambientes redutores sulfetos de Arsênio, como As2S3 e AsS.
Saiba mais2806Revista Hydro - SGW Realiza Remediação de Solos Contaminados por Metais Pesados.
Águas subterrâneas, sedimentos e solos contaminados por metais podem trazer diversos riscos â população o e ao meio ambiente. Uma forma de resolver o problema está sendo apresentada pela SGW Services, de São Paulo, com o uso do produto EHC-M. Constituído de fibras orgânicas e ferro zerovalente, ele pode ser usado em situações que envolvam chumbo, cobre, cromo, níquel mercúrio e zinco, entre outros metais. Reprodução de artigo publicado na Revista Hydro, Março de 2009.
Saiba Mais2806Redução Química In Situ (ISCR) Inovação tecnológica para remediação de áreas contaminadas.
Em uma antiga fábrica situada no interior do estado de São Paulo foi constatada contaminação por metais na água subterrânea em altas concentrações, em especial o composto Cromo, além de solventes clorados como o Tricloroeteno. Dentre as possíveis tecnologias para remediação da área, foi selecionada a Imobilização In-Situ dos metais em água subterrânea concomitante a Redução Química In-Situ para destruição dos solventes clorados presentes. Foi então realizado um teste de bancada com a aplicação de um agente remediador no meio impactado.
Read More1008Ensaio de Bancada para Imobilização de Cromo Concomitante a Redução Química In-Situ (ISCR) de Solventes Clorados em Água Subterrânea.
Em uma antiga fábrica situada no interior do estado de São Paulo foi constatada contaminação por metais na água subterrânea em altas concentrações, em especial o composto Cromo, além de solventes clorados como o Tricloroeteno. Dentre as possíveis tecnologias para remediação da área, foi selecionada a Imobilização In-Situ dos metais em água subterrânea concomitante a Redução Química In-Situ para destruição dos solventes clorados presentes. Foi então realizado um teste de bancada com a aplicação de um agente remediador no meio impactado.
Saiba Mais0808Ensaio Piloto - Injeção de EHC-M® para remediação de chumbo em água subterrânea.
O objetivo do ensaio-piloto foi imobilizar o chumbo na matriz de solo a fim de impedir a continuidade da migração da pluma de contaminação junto ao fluxo de água subterrânea. Este processo consistiu na injeção de EHC-M no aqüifero local, executado pela SGW Services Engenharia Ambiental, com o objetivo de promover a precipitação do chumbo solúvel em sulfetos estáveis.
Saiba Mais1006Artigo - Remediação de áreas contaminadas por técnicas de aquecimento do solo e água subterrânea.
Alguns contaminantes como creosoto, óleo de caldeira e óleo queimado apresentam alta viscosidade e lenta biodegradação, portanto, são de difícil extração quando presentes no solo e nas águas subterrâneas. No que tange a esta necessidade, na última década houve um grande aprimoramento de técnicas de aquecimento, conhecidas como "Thermal Enhancement", que consistem na utilização de calor para auxiliar no processo de remediação.
Saiba Mais