A SGW Services é a única empresa de consultoria a realizar o licenciamento ambiental de dois empreendimentos de recuperação de energia a partir de resíduos sólidos urbanos junto à CETESB.

URES - Usinas de Recuperação Energética

Depois da URE Barueri, a primeira a obter a licença ambiental no estado de São Paulo, acaba de ser aprovado junto ao CONSEMA, o EIA RIMA da URE Valoriza Santos que irá recuperar a energia do lixo da Baixada Santista.

As URES - Usinas de Recuperação Energética - são uma tecnologia amplamente difundida e aplicada no mundo inteiro, sobretudo na Europa. Nos lugares onde de são implantadas contribuem com a economia circular ao lidar com resíduos não recicláveis que, de outra forma, seriam depositados em aterros.

Porém o Brasil ainda se encontra muito aquém do desejável em matéria de gestão de RSU, destinando mais de 90% dos resíduos gerados nas cidades para aterros e lixões.

A implantação de UREs no Brasil é uma iniciativa recente, porém encontrou aqui um ambiente de dúvidas em relação à viabilidade ambiental dos empreendimentos. A SGW aceitou o desafio de ser a pioneira no estudo de viabilidade deste tipo de instalação, e o criterioso trabalho realizado resultou na aprovação da Licença Prévia de Instalação (LI) de duas unidades a serem construídas no Estado de São Paulo.

Depois da inédita aprovação da URE Barueri em dezembro de 2012, o EIA/RIMA elaborado pela SGW para a URE Valoriza Santos foi aprovado pelo CONSEMA obtendo a Licença Prévia de instalação no município de Santos, SP. O empreendimento utilizará o lixo doméstico como matéria prima para geração de energia elétrica. O combustível da URE será o lixo comum coletado pelo sistema de limpeza pública em vários municípios da Baixada Santista.

O estudo está disponível no site da CETESB.

Consulte a SGW – a consultoria ambiental com a melhor reputação do mercado.

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato.

Nome:  
Telefone:  
E-mail:  
Empresa:  
Cidade:  
Mensagem:  
     
   


Se preferir, entre em contato:

Entre em contato conosco para uma avaliação de seu caso sem compromisso:

Solicite sua proposta   Fale com um consultor   Conheça nosso trabalho
contatos@sgw.com.br   (11) 3217-6300   www.sgw.com.br
         



Links relacionados:

CETESB aprova EIA/RIMA elaborado pela SGW Services para a implantação da primeira Usina de Recuperação de Energia (Waste-to-Energy) do Brasil.

SGW apresenta trabalhos realizados no Brasil na Chlorinated Conference 2018 do Battelle.

A SGW apresenta projetos de remediação bem-sucedidos implementados no Brasil no Simpósio de Biorremediação do Battelle 2019, em Baltimore, Maryland.

Remediação eficiente e de acordo com a nova Decisão de Diretoria da CETESB DD N° 38/2017/C