A SGW apresenta nove estudos de caso de sucesso relacionados a remediação de solventes clorados e metais realizados no Brasil na 2022 Chlorinated Conference do Battelle, em Palm Springs, California.

SGW Services no Battelle 2022

A SGW estará mais uma vez presente no maior congresso de remediação do Mundo, o "Twelfth International Conference on Remediation of Chlorinated and Recalcitrant Compounds", promovido pelo Battelle Institute em Palm Springs - California. Embora seja um costume a apresentação dos nossos casos, este ano estaremos expondo nada menos que nove estudos de caso de projetos de sucesso relacionados a remediação de solventes clorados e metais realizados no Brasil.

Desde 2005, a SGW Services vem desenvolvendo e aprimorando com sucesso técnicas de remediação de áreas contaminadas por compostos clorados e metais no Brasil, adotando tecnologias de ponta e adaptando-as às peculiares características tropicais do país. Uma das consequências do sucesso neste desafio é o acúmulo de experiências, tanto positivas quanto negativas, e amplo conhecimento específico na área.

Por isso, a SGW foi convidada a apresentar nove estudos de caso de projetos realizados no Brasil na 12ª Conferência Internacional de Remediação de Compostos Clorados e Recalcitrantes (Twelfth International Conference on Remediation of Chlorinated and Recalcitrant Compounds).

O Battelle’s Chlorinated Conference é reconhecido mundialmente como o mais importante evento para a indústria de remediação ambiental. Neste ano os tópicos incluirão inovações e tecnologias para lidar com compostos clorados e recalcitrantes no meio ambiente. Também é o principal encontro de profissionais ambientais que pesquisam e aplicam tecnologias e abordagens inovadoras para caracterização, monitoramento, remediação e gerenciamento de sites complexos contaminados com os grupos mais desafiadores de produtos químicos.

Neste ano o evento será realizado em Palm Springs, California, entre os dias 22 e 26 de Maio. A SGW será representada pelos Diretores Sidney Aluani, Rafaell Moura e Fabíola Tomiatti e pela Gerente Técnica Natália Nascimento, que apresentarão as inovadoras soluções desenvolvidas no Brasil. Confira a programação da apresentação dos estudos da SGW:

Apresentações Orais

 

Off-Site Chlorinated Solvent Plume Reaching Municipality's Water Dam: Successful Approach to Management and Remediation

Apresentação Oral - 23/05/2022

Session: B1: In Situ Technologies: Lessons Learned

Em uma instalação industrial localizada em São Paulo, Brasil, existiam duas áreas distintas com plumas de CVOCs, incluindo etenos clorados, etanos e metanos, associadas a um antigo depósito de resíduos e a antigos tanques de emulsão. O principal receptor é uma área de proteção ambiental, próxima à represa do município.

O estudo realizado permitiu a delimitação vertical das plumas de compostos clorados nestas áreas, que ficaram restritas às camadas hidroestratigráficas superficiais do aquífero, entre 14 e 24 metros de profundidade, na camada arenosa da rocha intemperizada. Considerando as áreas de extensão da pluma, restrições de acesso e concentrações relativamente baixas, uma abordagem de tratamento usando múltiplas Barreiras Reativas Permeáveis (PRBs) foi selecionada. Os PRBs foram instalados nas áreas de pluma para promover a Redução Química In Situ (ISCR).

Entre 2015 e 2017, foram aplicadas 81 toneladas de redutor químico, Provect-IR® comm o objetivo de estabelecer uma zona redutora reativa e promover a degradação de VOCs. As campanhas de monitoramento realizadas após a injeção demonstraram que o processo de redução química in situ (ISCR) foi eficiente em estabelecer condições redutoras das águas subterrâneas, mantendo um ambiente favorável à degradação de VOCs. O ORP médio foi invertido de +179 mV para -242 mV como resultado da injeção do reagente. Os eventos de monitoramento demonstraram redução significativa em VOCs (>80%) sem acúmulo estequiométrico de subprodutos. As PRBs instalados foram capazes de proteger a represa do município.

Baixe o original em PDF

 

ISCR for Chlorinated Compound Remediation in the Tropics: What to Expect, How to Adjust, Results

Apresentação Oral - 26/05/2022

Session:G11: International Remedy Applications: Regulatory and Logistical Challenges of Remediation Abroad

Após 15 anos desenvolvendo dezenas de remediações bem sucedidas em sites contaminados por compostos cloradas em áreas tropicais (Brasil), a SGW vem desenvolvendo o ajuste fino tanto em reagentes remediadores quanto em padrões de injeção. A SGW injetou mais de 1 milhão de quilos de remediadores ISCR. Embora as metas tenham sido alcançadas em todos os projetos, várias “regras” e “suposições” herdadas das referências técnicas dos EUA tiveram que ser redesenhadas ao longo dos anos em redesenvolvimento técnico, projeto por projeto.

As tecnologias ISCR foram desenvolvidas e testadas nos EUA. Considerando um ambiente diferente em termos de geologia, geoquímica, temperatura, bactérias locais, entre outros fatores, os resultados esperados não foram observados inicialmente. Desde desafios de injeção até ajustes de formulação, passando pela atuação em ambiente tropical, os resultados têm sido muito eficientes em termos de tempo e custo. Manter o ORP no nível baixo desejado, enfrentando geologia metamórfica intemperizada com níveis de argila e silte/areia distribuídos em uma estrutura de camadas não horizontal, obrigou-nos a desenvolver diferentes tecnologias e abordagens de injeção para uma melhor distribuição de remediadores nas áreas da pluma.

As metas foram alcançadas em todos os nossos projetos, mas, com a curva de aprendizado, os projetos mais novos sempre foram mais eficazes que os mais antigos, além de mais econômicos. As formulações foram ajustadas às nossas condições geológicas / climáticas / biológicas específicas, resultando em alterações personalizadas. Os equipamentos foram desenvolvidos e adaptados com base na transferência de tecnologia e condições específicas do local, permitindo assim maior desempenho, menores custos e processo de adivinhação. Os projetos mais desafiadores foram aqueles que apresentaram condições litológicas heterogêneas com intercalação de diferentes camadas nas quais condicionaram o destino e transporte de contaminantes e consequentemente influenciaram no projeto de injeção correto. Hoje utilizamos equipamentos e sistemas de injeção específicos desenvolvidos localmente e formulação customizada para cada site, considerando a contaminação do local, especificidade e alvos.

Baixe o original em PDF

Apresentação de Posters

 

Conventional Investigation + High Resolution: Correct Use of Tools to Decipher a High Complexity Hydrogeological Model

Poster - 23/05/2022 - Session: H2: Conceptual Site Models: Improvementsin Development and Application

Antiga usina metalúrgica localizada no centro de São Paulo, Brasil, com mais de 50 anos de atuação na fabricação de eletrodomésticos. A usina foi desativada em 2005 e atualmente está em reforma que pretende implantar um condomínio residencial na área. Altamente contaminada com compostos clorados, de 2005 a 2015 a área foi submetida a intensas ações e abordagens de remediação (MPE, Pump & Treat, ISCO, ISCR), com o objetivo de reabilitar a área para o uso pretendido. Enquanto as tecnologias de remediação foram usadas sem resultados significativos, foram realizadas abordagens de investigação complementares. Investigações diretas e indiretas, com orçamento praticamente ilimitado, centenas de poços de monitoramento, dezenas de pontos MIP (Membrane Interface Probe) e HPT (Hydraulic Profiling Tool). Dez longos anos, três consultorias diferentes e resultados insatisfatórios. O modelo conceitual não foi totalmente compreendido, o que não permitiu um correto dimensionamento da remediação.

Em vez de iniciar a remediação, optou-se por retornar à avaliação preliminar (Fase 1) para validá-la e determinar as áreas de origem de forma cirúrgica. Esperava-se que não haveria necessidade de uma grande quantidade adicional de dados, apenas algumas verificações e um bom e confiável conhecimento geológico, hidrogeológico e estratigráfico para acomodar todas as toneladas de dados existentes. Perfurações adicionais foram realizadas próximo aos pontos MIP/HPT, os dados foram correlacionados centimetricamente para determinar um modelo estratigráfico preciso, os níveis de argila eram compactos e espessos, proporcionando um confinamento das camadas. Também foram identificados níveis arenosos horizontais altamente permeáveis ​​(0,5 a 3 metros de espessura). Esta configuração não havia sido identificada em estudos anteriores, consequentemente o entendimento das plumas também estava equivocado. No total, foram realizados mais 420 pontos de gás do solo e 200 perfurações adicionais e, com o modelo estratigráfico definido, foram instalados 182 poços de monitoramento nas camadas de interesse para o adequado mapeamento da distribuição da pluma. Todos os dados foram tratados em um modelo matemático. Com o modelo hidrogeológico estabelecido e as plumas delineadas, foi possível projetar a remediação. Considerando as condições hidrogeoquímicas da área, optou-se por utilizar a técnica de Redução Química In Situ (ISCR), apesar de ter sido utilizada anteriormente sem sucesso, porém, o desenho do projeto foi totalmente diferente, com injeções direcionadas nas camadas corretas, utilizando equipamentos e reagentes com a formulação apropriada.

Há uma tendência de associar a compreensão dos casos com o uso de métodos de investigação caros de alta resolução e a aquisição de grandes quantidades de dados, porém, para este caso, o modelo hidrogeológico atualizado foi definido por ferramentas investigativas muito convencionais e de baixo custo, e bons hidrogeólogos que conseguiram consolidar todas as informações existentes. O cliente “perdeu” 10 anos e vários milhões nesse processo. A investigação realizada foi concluída em 6 meses e culminou em um projeto de remediação adequado e eficiente, pois o trabalho realizado permitiu o detalhamento das zonas centimétricas de fontes secundárias de contaminação.

Baixe o original em PDF

In-Situ Chemical Reduction (ISCR) for Remediation of Groundwater Impacted by Chlorinated Solvents using ZVI and Antimethanogenic Amendments (Brazil Site)

Poster - 23/05/2022 - Session: B6: Innovations in ZVI Amendment Formulations and Applications

A água subterrânea em uma fábrica localizada na região de São Paulo, no Brasil, foi impactada por compostos orgânicos voláteis clorados (CVOCs), incluindo tetracloroeteno (TCE), cis-1,2-dicloroeteno (cis-1,2-DCE), 1,1- dicloroeteno (1,1-DCE) e cloreto de vinilo (VC). A abordagem de remediação preliminar considerou a Redução Química In-Situ (ISCR), que foi objeto de testes piloto em escala de campo para otimização de processos específicos do local. O teste piloto foi realizado em junho de 2018 em uma das quatro áreas de origem do CVOC com área aproximada de 150 m2 e 3 m de espessura (entre 7 e 10 metros abaixo da superfície do solo - mbgs). Após o teste piloto, a primeira etapa da remediação em escala real foi realizada em maio de 2019 e a segunda etapa entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021. A litologia do local consiste em preenchimento não consolidado de 0 a 2 mbgs sustentado por uma geologia heterogênea com camadas intercaladas de lentes de baixa (argila) e alta (areia) permeabilidade para cerca de 13 mbgs seguidas por uma camada confinante de argila dura. Os níveis de água subterrânea variaram entre 2 e 4 mbgs e fluíram para o sul através das lentes permeáveis. Antes do tratamento, o aquífero impactado era tóxico e ácido com níveis de ORP variando de +22 a +235 mV e pH de 3,8 a 5,6.

O teste em escala piloto do ISCR foi realizado em torno de poços de monitoramento de vários níveis localizados em uma área de origem contendo altas concentrações de CVOCs de aproximadamente 130 mg/L de CVOCs totais. Em junho de 2018, um total de 1.680 kg de mistura remediadora ISCR antimetanogênico Provect-IR® (contendo cerca de 40% em peso de ZVI de grau misto + múltiplas fontes de carbono orgânico + outros reagentes) foi injetado de 7,0 a 10,1 mbgs por meio de quatro pontos de injeção. A neutralização do pH ácido foi abordada pela adição de um tampão que foi injetado com a pasta Provect-IR®. Os resultados do teste piloto validaram as condições para a continuidade do projeto (full scale) e calibraram as métricas específicas do local, como raio de influência, pressão de injeção, vazão e abordagens de campo de equipamentos e procedimentos. A primeira etapa de escala real em maio de 2019 foi realizada com 15.900 kg de reagente, e a segunda etapa de escala real concluída em fevereiro de 2021 foi realizada com cerca de 38.000 kg distribuídos em um total de 84 pontos de injeção para ambas as etapas.

Na fase de teste piloto, imediatamente após a injeção do aditivo ISCR antimetanogênico, o ORP do aquífero diminuiu de >+22 mV para < -164 mV no poço mais profundo monitorado, e esta condição permaneceu após 120 dias. O pH do aquífero aumentou de condições ácidas abaixo de 5,6 para cerca de 6,8, e os dados de química analítica de águas subterrâneas de 18 dias após as injeções mostraram >80% de redução de massa do total de CVOCs. Dados analíticos históricos (ou seja, presença de cis 1,2-DCE) indicaram que existia atenuação natural ativa no local e que esses mecanismos foram rápida e efetivamente aprimorados pela adição da mistura remediadora do ISCR. Os resultados da fase subsequente do projeto em escala real mostraram os mesmos efeitos nos resultados de dados analíticos e aquíferos. O monitoramento pós-injeção mostrou a manutenção de condições redutoras com níveis de ORP abaixo das medidas originais em torno de -150 mV e pH favorável acima de 6 na maioria dos poços de monitoramento. A condição físico-química combinada foi importante para estabelecer o ambiente favorável para a rápida descloração dos compostos de VOCs, conforme observado em áreas de preocupação durante a injeção da mistura remediadora ISCR. Os dados analíticos mostraram redução acima de 90% dos compostos PCE e TCE com baixa geração de produtos filhos como resultado da adição de aditivos antimetanogênicos ISCR.

Baixe o original em PDF

Combining In Situ Chemical Reduction and Big Diameter Vertical Soil Drill as an Alternative Solution for Thermal on a Complex Site Impacted by Chlorinated Solvents (Sao Paulo, Brazil)

Poster - 23/05/2022 - Session: D6: Low-Permeability Zone Challenges, Permeability Enhancements, and Case Studies

A água subterrânea em um complexo hidrogeológico na antiga fábrica de eletrodomésticos localizada na cidade de São Paulo foi impactada com CVOCs, incluindo PCE, TCE, cis-1,2-DCE, VC e 1,1,2,2 -TeCA. Os níveis de PCE nas águas subterrâneas eram >200.000 µg/L e no solo em torno de 26700000 µg/kg nas áreas de origem (múltiplas fontes). Com as plumas de fase dissolvida do CVOC cobrindo aproximadamente 115.000 pés quadrados atingindo 100 pés de profundidade e uma geologia composta principalmente por níveis de argila compacta e espessa com altas concentrações nas zonas de origem e sem espaço para grandes poços de escavação, a solução óbvia foi uma abordagem térmica.

A primeira etapa do projeto incluiu a compreensão do complexo modelo hidrogeológico da área. Em seguida, foram consideradas as vantagens e desvantagens da abordagem térmica. As principais desvantagens, que inviabilizavam essa abordagem, eram a existência de uma estação de metrô próximo, a presença de áreas vizinhas ocupadas (que poderiam ser afetadas pela grande quantidade de vapores gerados) e os elevados custos da técnica no Brasil devido à grande tamanho da pluma espalhada por toda a área. A remediação foi projetada através de uma combinação sinérgica de múltiplas técnicas que incluíram Escavação Vertical de Solo de Grande Diâmetro nas áreas com altas concentrações de contaminantes nas camadas argilosas e Redução Química In Situ (ISCR) das águas subterrâneas impactadas com o objetivo de remediar o local permitindo uma futura ocupação residencial. A escavação só foi possível com a modificação de um equipamento usado regularmente para grandes fundações na construção civil – o equipamento ajustado foi capaz de remover verticalmente solos de até 100 pés em um diâmetro de 8 pés, permitindo a remoção segura das argilas profundas altamente contaminadas nas áreas de origem sem a necessidade de abrir grandes covas. As áreas em que o solo impactado não era tão profundo (até 65 pés) foram escavadas por retroescavadeira. A quantidade total de solo removido foi de 24.300 toneladas. Isso permitiu que a reação do ISCR ocorresse nas zonas mais permeáveis, inclusive nas áreas externas, por meio da injeção de 300 toneladas de Provect-IR® antimetanogênico distribuído em 537 pontos com múltiplas camadas de injeção, de acordo com a distribuição do contaminante.

A combinação de ISCR e escavação do solo foi bem sucedida, com uma redução total da massa de VOC de 89% considerando as concentrações de águas subterrâneas. A remediação in situ das plumas dissolvidas só foi possível com a remoção prévia do solo contaminado e os custos para a remediação terminaram em 50% da estimativa térmica inicial. Ajustes finos ainda são necessários, uma vez que cis-1,2-DCE e VC ainda estão presentes em alguns poços de monitoramento em concentrações acima dos SSTLs calculados (mas muito abaixo das concentrações basais), mas os resultados mais recentes são promissores, e espera-se que a remediação terminar após 5 anos desde o seu início. A maior lição aprendida com este projeto foi que as concentrações do solo não devem ser negligenciadas, pois os contaminantes absorvidos nesta matriz podem prejudicar o andamento da remediação. Além disso, camadas argilosas compactas e espessas, muito comuns no Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, podem impor desafios extras à remediação.

Baixe o original em PDF

Remediation in a High Complexity Site: Successful Combination of Different Technologies in a Chlorinated Solvent Contaminated Area

Poster - 23/05/2022 - Session: A4: Combined Remedies and Treatment Trains

A área é uma antiga fábrica de eletrodomésticos localizada em São Paulo, com hidrogeologia complexa e contaminada com CVOC, incluindo PCE, TCE, Cis1,2-DCE, VC e 1,1,2,2-TeCA. O PCE foi o composto mais difundido na área e também o de maior concentração medida nas águas subterrâneas (> 200 mg/L) e no solo (26,7 g/kg). As plumas de fase dissolvida do CVOC cobriram uma área de cerca de 10.474 m² com uma espessura de 13 m (entre 4 e 17 metros abaixo do lençol freático). Além disso, DNAPL foi encontrado em algumas partes da área em diferentes profundidades (de 4 a 10 m bgs). O modelo hidrogeológico mostrou-se muito complexo com camadas argilosas altamente contaminadas atravessadas por lentes arenosas com substancial continuidade horizontal variando de 0,5 a 3 m de espessura. As lentes arenosas dominam o fluxo das águas subterrâneas e o transporte de contaminantes.

Após a compreensão do complexo modelo hidrogeológico do local, o aquífero foi dividido em níveis hidráulicos, confinados pelas camadas argilosas. O nível mais raso foi considerado o mais importante, devido ao potencial de intrusão de vapor e, consequentemente, exposição humana à contaminação. A estratégia de remediação considerou uma combinação sinérgica de técnicas que incluíram remoção e destinação do solo, extração multifásica (MPE) para recuperação de DNAPL e redução química in situ de águas subterrâneas (ISCR), visando a remediação da área para ocupação residencial segura. Além disso, a extração de vapor do solo (SVE) foi empregada para mitigar os riscos potenciais para os receptores humanos nos edifícios vizinhos. Antes do início da remediação, foram realizados testes de bancada e escala piloto de ISCR, para avaliar a aplicabilidade desta técnica e otimizar o plano de injeção. A remediação em escala de campo incluiu a remoção e descarte fora do local de 24.300 toneladas de solo contaminado e tratamento de águas subterrâneas in situ através da injeção de 300 toneladas de Provect-IR® antimetanogênico em múltiplas camadas, de acordo com a distribuição do contaminante. Medições mensais de pH e ORP foram realizadas in situ para avaliar a formação das zonas reativas desejadas.

Após 3 anos desde o início da remediação, observou-se uma redução de 89% na massa total de COV (de uma linha de base de 221,35 kg para 23,26 kg). A grande maioria dos poços de monitoramento apresentou concentrações de todos os COCs abaixo dos CMAs calculados. Apenas alguns ainda mostraram concentrações de 1,2-DCE e VC acima dos níveis alvo, mas abaixo de 10.000 µg/L (muito abaixo das concentrações basais) e sem rebote dos compostos originais. Ajustes finos foram feitos no ano passado (ajuste de pH da água subterrânea) com o objetivo de criar um ambiente ideal para bactérias desclorantes 1,2-DCE e VC. Os últimos resultados têm sido promissores, mostrando uma diminuição nas concentrações desses contaminantes remanescentes. Agora muito perto do fim da remediação (após quase 5 anos), as principais lições aprendidas com este projeto incluem a importância de entender completamente os modelos conceituais contaminantes e hidrogeológicos, a capacidade de solos argilosos compactos de reter contaminação mesmo após uma série de in situ abordagens (a área já havia sido tratada há mais de 10 anos por outras consultorias), os benefícios de combinar diferentes técnicas em casos complexos (principalmente quando o tempo é uma variável importante) e, especificamente para o ISCR, a necessidade de manter o ambiente ideal para microorganismos a crescer.

Baixe o original em PDF

In Situ Chemical Reduction on Metallurgical Industry Impacted by Hexavalent Chromium (Sao Paulo, Brazil)

Poster - 25/05/2022 - Session: D9: Managing Chromium-Contaminated Sites

Em uma indústria metalúrgica de peças automotivas foram mapeadas duas plumas distintas de cromo total e hexavalente A pluma com maior cobertura tinha aproximadamente 100 metros de comprimento e concentrava-se no hot spot entre 10.000 e 50.000 ppb de cromo hexavalente (março/2019). A menor pluma está localizada nas proximidades de um antigo depósito de resíduos (escavado e removido em meados de 2012), restrito a 20 m a jusante da antiga fonte e com concentração média de 300 ppb. O objetivo da remediação foi atingir a meta estabelecida para o contato dérmico de trabalhadores de obras civis, sem receptores sensíveis expostos. Para atingir o objetivo, foi utilizada a técnica de redução química in situ, previamente testada com sucesso na área.

Entre setembro e novembro de 2019, foram realizados 35 pontos de injeção, sendo 29 na pluma mais longa e 6 na pluma menor. Devido às condições ligeiramente ácidas do aquífero a tratar, optou-se também pela utilização de um agente tamponante, de forma a favorecer a reação de co-precipitação do crómio hexavalente. Devido à grande variação na franja capilar, o intervalo de injeção entre 14,4 me 19,0 m foi priorizado para a maior pluma, enquanto na menor as profundidades de injeção ficaram entre 11,5 me 15,6 m.

Na área de maior pluma, cerca de 6 meses após as injeções, os resultados indicaram reduções nas concentrações de cromo hexavalente entre 50 e 99%. No entanto, em um ano de campanha de monitoramento após a injeção (novembro de 2020), as condições dos poços no antigo hot spot mudaram e uma coloração alaranjada foi observada nesses locais. Na área de menor pluma, desde a injeção, não são mais observadas concentrações acima do alvo. Após verificar a coloração alaranjada nos poços do antigo hot spot, foi levantada a possibilidade de novos vazamentos na região dos cromadores, e não um problema com a remediação em curso, o que foi confirmado após a abertura do piso no local , indicando a perda do processo de redução química e direcionando o caso para nova escavação de solo impactado e tratamento ex situ.

Baixe o original em PDF

Vapor Intrusion Potential Control Combined with ISCR Pilot Test at an Industrial Site Impacted by Chlorinated Compounds (Rio Grande do Sul, Brazil)

Poster - 25/05/2022 - Session: F9: Vapor Intrusion Risk Assessment and Site Management

Planta industrial localizada no Rio Grande do Sul, Brasil, que operou por mais de 50 anos fabricando tratores e motores diesel. Foi observada a ocorrência de uma pluma de contaminação de TCE na ordem de 150.000 ppb, com 100m2 de área e 8m de profundidade, originada da operação de uma máquina desengraxante. Com lençol freático raso (~1 m) o site apresenta geologia complexa composta por sedimentos consolidados e não consolidados com predominância de textura siltosa, com grande variação no grau de compactação e características confinantes em algumas porções do sítio. O objetivo do teste piloto foi avaliar a eficácia da aplicação da tecnologia ISCR para reduzir as concentrações de TCE e, posteriormente, foi instalado um sistema de extração de vapor para minimizar o potencial de intrusão de vapor devido ao processo de remediação.

Em outubro de 2020 foi realizado um teste piloto deISCR com injeção de 2 toneladas de agente corretivo (Provect-IR) através de 4 pontos riorizando o aquífero raso e o hotspot da pluma. Nesta região, foram encontradas altas concentrações de TCE na fase de vapor devido às altas concentrações nas águas subterrâneas, assim, para minimizar o potencial de intrusão de vapor e evitar massa de vapor adicional resultante da injeção, um sistema de extração de vapor (SVE) foi instalado 2 meses após o teste piloto.

Foi observado nos meses seguintes que a concentração de tricloroeteno nas águas subterrâneas foi significativamente reduzida (redução percentual de 99%). Em relação aos resultados de vapor subslab, observou-se um claro efeito das ações de remediação através do aumento das concentrações de compostos clorados (TCE e subprodutos) no primeiro mês após as injeções. Apesar da existência dessas concentrações acima da referência, os riscos potenciais à saúde humana foram controlados pela ação do sistema SVE, cujos resultados preliminares após 6 meses de operação indicaram uma redução significativa nas concentrações de vapor, além do fato de a própria operação SVE impede a intrusão de vapor.

Baixe o original em PDF

Understanding the Hydrogeological Conceptual Model to Define Remediation Approach: Bedrock Mapping in a Site with Hydrocarbon and Chlorinated Compounds Contamination

Poster - 25/05/2022 - Session: I5: Technical Impracticability: Challenges and Considerations for Evaluation of Fractured Rock Sites

Uma planta industrial localizada em Campinas, São Paulo, Brasil, operou entre 1975 e 2013 fabricando autopeças. A investigação ambiental ocorreu em 2011 e confirmou a presença de solventes clorados e contaminação por hidrocarbonetos de petróleo, mas a definição das fontes primárias e o entendimento da distribuição da pluma foram prejudicados pela variação sazonal do nível da água: alguns poços tinham pouca ou nenhuma coluna d'água dependendo a época do ano. Com base na hipótese de que o leito rochoso localmente raso exerceu influência direta no regime hídrico e na distribuição da contaminação, iniciaram-se atividades específicas de mapeamento da superfície rochosa.

O mapeamento do leito rochoso mostrou que a superfície rochosa era bastante irregular, com a presença de “vales” cheios de água e “picos” secos. Obteve-se um mapa detalhado da superfície rochosa, que permitiu definir a extensão do aquífero no local, incluindo trechos com pouca ou nenhuma água, mas que, em períodos de maior pluviosidade, poderiam conectar trechos inicialmente isolados. Além disso, esse mapeamento possibilitou entender o caminho percorrido pela contaminação por PCE (tetracloroeteno) da antiga fonte primária até o poço do hotspot. Com os dados hidrogeológicos foi possível complementar os estudos com modelagem de vazão e transporte, que confirmaram as hipóteses levantadas sobre o comportamento do aquífero e fizeram previsões quanto à migração de contaminantes. Vencidos os desafios de compreensão do modelo hidrogeológico e conceitual de contaminações, outro surge para a continuidade da gestão ambiental da área: estabelecer o conjunto de técnicas de remediação mais adequadas às irregularidades do aquífero e capazes de degradar tanto hidrocarbonetos e compostos clorados, que são substâncias com comportamento hidráulico e químico diferenciado, otimizando tempo e custos diretos e indiretos.

Compreender a distribuição da contaminação em um local vai além de identificar fontes primárias e obter concentração em poços de monitoramento. A compreensão dos mecanismos de percolação e transporte de substâncias é essencial para a definição de um modelo conceitual adequado que sirva de referência para a realização das ações de intervenção necessárias. A combinação de ferramentas de investigação convencionais e avançadas neste caso provou ser uma abordagem precisa para alcançar o entendimento necessário da área.

Baixe o original em PDF

Consulte a SGW – a consultoria ambiental com a melhor reputação do mercado.

Entre em contato conosco para uma avaliação de seu caso sem compromisso:

Solicite sua proposta   Fale com um consultor   Conheça nosso trabalho
contatos@sgw.com.br  

(11) 98354-7187 WhatsApp

 

  www.sgw.com.br