Estudo de Caso: Combinando Tecnologias de Remediação para Site com Hidrogeologia Complexa Impactado por Solventes Clorados (Brasil).

Caso apresentado no Battelle´s Fifth International Symposium on Bioremediation and Sustainable Environmental Technologies in April 15-18, 2019, em Baltimore, Maryland.

A água subterrânea em um complexo hidrogeológico - uma fábrica de eletrodomésticos desativada localizada na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo - foi impactada com Compostos Orgânicos Voláteis Clorados (CVOCs). Após compreender o complexo modelo hidrogeológico da área, o aqüífero foi dividido em níveis hidráulicos, confinados pelas camadas argilosas. O aqüífero raso foi o mais importante considerando o potencial de intrusão de vapor dentro da área. A abordagem de remediação considerou uma combinação sinérgica de várias técnicas que incluiu escavação de solo e redução química in situ (ISCR) com o objetivo de remediar o local em 24 meses, permitindo uma futura ocupação residencial.

Remediação de solventes clorados

Remediação de solventes clorados

Remediação de solventes clorados


Links relacionados:

Estudo de Caso: ISCO / Biorremediação aprimorada com auto-ativação para Remediação de BTEX: Soil Mixing - Site no Brasil.

Encerramento de Caso - Redução Química In Situ (ISCR) de Organoclorados em Condomínio Residencial.

Estudo de Caso - Remediação de área contaminada por organoclorados (PCE) e metais pesados (Chumbo).

Estudo de Caso - Remediação de Organoclorados por Barreiras Permeáveis Reativas.

Ensaio Piloto e Barreira Reativa – Redução Química In Situ (ISCR) de Organoclorados em Águas Subterrâneas.